- 02/01/2020
- Categoria: Dicas
O cenário é comum: a pessoa vai solicitar um serviço no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e se depara com a exigência de entregar uma série de documentos. Seja para a retirada da carteira de habilitação ou algo mais pontual, como solicitar a 2ª via do CRV. São papéis e mais papéis necessários para conseguir o que deseja.
Assim, foi criado o despachante, uma figura que auxilia aqueles que não desejam ou não têm conhecimento para realizar esses trâmites sozinho. Quando credenciado, o despachante pode procurar o Detran para solicitar o serviço.
Existe um verdadeiro mercado intermediador voltado para esse tipo de serviço. Afinal, é uma via de mão dupla: as pessoas ganham tempo ao contratar um despachante e esses são remunerados por fazer o trabalho que o solicitante possivelmente não tem tempo. Em muitos casos, a troca compensa.
O quê faz um despachante do Detran?
O despachante é o profissional que encaminha e acompanha o trâmite de documentos em repartições e serviços públicos. No caso do Detran, ele pode ser responsável por uma série de serviços, tais como:
- 1º Emplacamento
- Transferência de Propriedade
- Registro de Outro Estado
- Alteração de Dados
- 2ª Via do CRV
- 2ª Via do CRLV
- Aquisição de uma nova Placa
- Baixa do Veículo
Em outras palavras, um despachante pode ser contratado para fazer uma série de serviços em que é necessário se deslocar até o Detran ou encaminhar uma série de documentos.
Contratar um despachante acaba sendo uma escolha de economia de tempo.
Fonte: www.iq.com.br